Dicas para te ajudar a vender nas redes sociais

Você tem uma empresa, ela já está nas principais redes sociais mas ainda não aumentou as vendas? Esse texto vai tirar suas principais dúvidas e contar os segredos para vender nas redes sociais.




Você tem uma empresa, ela já está nas principais redes sociais, você tem algumas postagens lá, mas ainda não aumentou as vendas? Calma que esse texto está aqui para tirar suas principais dúvidas e te contar os segredos para vender com o auxilio das redes sociais.


Por que as Redes Sociais?


O Brasil é o 4º país com o maior número de pessoas ativas na internet. São muitas pessoas online e presentes diariamente nas principais redes sociais. Essas redes sociais nos proporcionam a possibilidade de construir uma ponte para conversar com o cliente. É mais um canal de atendimento com o seu cliente, por isso elas são tão importante para a sua estratégia de vendas. 


Redes Sociais mais usadas


Hoje no Brasil as redes sociais mais usadas são: o Instagram e o Facebook. As duas são as mais preparadas para a venda e são controladas pelo mesmo dono, Mark Zuckerberg.

Isso não quer dizer que você e sua empresa devam abandonar outras redes. Existem muitas outras redes sociais hoje em dia e cada uma tem a sua característica. O Instagram e Facebook acabam sendo as mais lembradas por serem as com maior numero de usuários e por já terem opções de venda internamente na página, com a criação de catálogo de produtos, botão de compra entre outras funcionalidades.


Quais características diferenciam as principais redes sociais?


Nós citamos as duas redes sociais mais usadas mas agora também vamos falar um pouco delas e de outras redes que são amplamente usadas no Brasil e como aproveitar as características de cada uma delas para vendas.


Instagram


Nessa rede social o foco é a imagem, a ilustração, a parte visual. É ela quem irá prender a atenção do seu seguidor para só então ele decidir em milésimos de segundos se ele irá ler a legenda ou vai “passar reto” pelo seu post. No instagram aquele ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” seria a descrição perfeita dessa rede.


Como o Instagram não permite inserir link nas legendas, ele deu um jeito de contornar isso e tem uma plataforma de venda dentro da própria rede, além de ter liberado links nos Stories para contas com mais de 10 mil seguidores.


O Instagram dá a opção de fazer anúncios de forma bem segmentada, sempre lembrando que a imagem tem menos de 2 segundos para chamar atenção do seu seguidor, caso contrário, ele vai rolar o feed e não ler seu conteúdo.


Facebook


A rede mais famosa no Brasil, quando o assunto é número de usuários, se diferencia inicialmente do Instagram, pois nela a escrita, a legenda, a parte textual, vem antes da imagem/vídeo. Então nessa rede, seu conteúdo se for bom logo de cara, já vai prender a atenção do seguidor e fazer com que ele interaja com sua marca.


Outros diferenciais é que essa rede permite colocar link nas legendas, nos comentários a pessoa pode inserir fotos, gifs, além do seguidor poder decidir qual vai ser a reação além do “curtir”, a pessoa ainda tem outras 5 opções de reação.  


Da mesma forma que o Instagram tem os posts patrocinados, o Facebook também tem essa ferramenta e é possível anunciar a mesma coisa nas duas redes sociais ao mesmo tempo, já que elas tem a mesma base de patrocinados.


LinkedIn


Uma rede mais voltada para o lado profissional do que para o social, o LinkedIn é uma rede mais séria e que tem muitas oportunidades de negócio, principalmente para vendas B2B (business to business).


Empresas de médio e grande porte já estão presentes e aproveitando do LinkedIn para fazer networking e conversar com o meio onde suas personas estão inseridas.


Youtube


O Youtube é uma rede social voltada exclusivamente para vídeos. É a plataforma mais indicada para empresas que querem se tornar autoridade no segmento. Os conteúdos são de tanto assunto quanto você puder imaginar, tem vídeo para todos os gostos, gêneros, idade.


É possível anunciar no Youtube pela ferramenta do Google Ads, sendo anúncios no inicio ou durante os vídeos. O canal próprio da sua empresa pode ainda ser monetizado e além de você gerar valor e conteúdo relevante para sua persona, você pode aumentar a renda com visualizações da própria rede social.


Além dessas redes que descrevemos, tem ainda o Pinterest e o Twitter que não podem ser esquecidos pelas empresas. O Twitter é mais voltado para uma “conversa rápida”, já que só é possível postar 280 caracteres por vez. E o Pinterest é uma rede social de inspirações, muito focada em imagens bonitas, em fotografia, ela é muito utilizada para quem busca inspiração visual em algum assunto.


Mas afinal, redes sociais vendem mesmo?


Sim, eu te digo é possível vender pela rede social sim. Mas ela sozinha não faz todo o processo de uma venda. As redes sociais são voltadas para interação, engajamento, nutrição e relacionamento. Sabendo aproveitar bem a característica de cada rede, com uma estratégia para cada um desses objetivos, sua empresa pode aumentar a autoridade do mercado, se relacionar com pessoas interessadas no seu produto/serviço e ser um ponto de decisão para a compra.


Não estou dizendo que só postar uma foto na rede social vai fazer com que sua empresa aumente o faturamento mensal, mas se houver uma estratégia por trás do que é postado, tiver constância e o possível cliente sentir que sua marca é confiável, assim a rede contribui para o faturamento do seu negócio.



Como vender pelas redes sociais?


Você já entendeu a diferença entre as principais redes sociais, já sabe quais são mais usadas, então agora é chegada a hora da prática. Como fazer?


Primeiro você precisa ter definido sua persona, se não tiver como saber ao certo quem é sua persona, existem maneiras de descobrir isso que nós podemos facilmente te ajudar nisso. Tendo um publico alvo já ajuda a definir com quem a sua rede social irá se relacionar.

Agora, sabendo da realidade da sua empresa, é hora de achar as melhores redes para sua marca estar presente. Nós indicamos as que tem maior numero de usuários, sempre respeitando o segmento de cada empresa e se adequando para cada rede social diferente.




É preciso ensinar


Ok, agora você já tem dois pontos definidos, chegou a vez do conteúdo, ele tem que ser um conteúdo atrativo, que agregue valor e que comunique algo. Não vale pensar que postar “compre aqui, ofertas imperdíveis” é um conteúdo atrativo. O conteúdo precisa levar alguma curiosidade sobre seu setor, algum conteúdo, ensinar algo, falar algum diferencial do seu produto/serviço. E não se esqueça cada rede social as pessoas consomem de um jeito, então um vídeo de Youtube é diferente do que é postado no Facebook, por exemplo.


Patrocinado


Anúncios e posts patrocinados são indicados para complementar sua presença nas redes sociais. Um anúncio, bem segmentado para o seu publico alvo, é mais certeza de que quem pode se interessar pelo seu produto/serviço, irá ver aquele anúncio. Se tem vontade de saber mais sobre Performance nós explicamos um pouco sobre Facebook Ads e Google Ads, só clicar no link e entender o que fazemos aqui na Znit. E por último, lembre-se, você está na rede social para se relacionar com sua persona, então responder os comentários, as mensagens privadas, tirar dúvidas, tudo faz parte do processo de venda e a rede social agora é mais uma plataforma para sua empresa ampliar as vendas.

3 visualizações

Contato

43 9 9153-6142

  • Facebook
  • Instagram

dlsassessoria

  • Facebook
  • Instagram