Marketing digital básico para o mercado Fitness

Com o passar do tempo o brasileiro têm se preocupado cada vez mais com o seu corpo e bem-estar, e o resultado dessa preocupação é o aumento constante do segmento fitness no país. Atualmente, este setor é o responsável por 0,13% do PIB brasileiro, nos dando assim o título de 2º maior mercado fitness do mundo, perdendo apenas para os EUA. Segundo a ACAD temos 33 mil estabelecimentos dedicado a esse ramo no pais, com um pouco mais de 8 milhões de alunos matriculados e uma receita de R$ 8,5 bilhões.


           Com todos os números citados acima, é possível obter destaque em um mercado tão concorrido e cheio de oportunidades. Abaixo darei algumas dicas que podem tornar o seu negócio mais atraente aos olhares dos consumidores:



1.   Para quem oferecer



 Antes de pensarmos em qualquer estratégia de marketing, é necessário sabermos quem irá consumir ou comprar o que você está oferecendo. Assim nasce a figura da persona, que nada mais é que o seu aluno ideal, vale ressaltar que você pode ter uma persona para cada tipo de pacote ou produto oferecido.




2.   Invista em site/blog


Assim como você investe em ter uma boa fachada para que chame atenção das pessoas que

passam na rua, é importante também ter um bom site, pois ele é a sua fachada na internet. Aproveite para deixa-lo otimizado para “fisgar” o seu persona com informações que seja relevante a ele, como preços dos pacotes, horários das aulas e funcionamento, possíveis convênios com outras empresas, contato, fotos atualizadas de sua estrutura, formas de pagamentos, entre outros, mas atenção: cuidado com os excessos de informações, pois podem poluir o seu site.


Uma outra forma de atrair e fidelizar o seu persona, é com a construção de um blog, onde você pode abordar temas como dicas de treinos, quais são os exercícios mais indicados para determinado objetivo, como não desanimar do treino em feriados, exercícios para se fazer mesmo em viagens de férias, técnicas de alongamento, o que pode facilitar o emagrecimento, como ter uma vida mais saudável, mitos sobre treinos para grávidas ou deficientes físicos etc. Saia do tradicional, e evite conteúdos pensando somente em vender, vender e vender, quanto melhor for o seu conteúdo maior as suas chances de virar autoridade no que escreve, e melhor as chances de aparecer em primeiro nos buscadores.


3.   Redes sociais



 As redes sociais hoje se tornaram uma ferramenta poderosa de prospecção para quem sabe usá-la corretamente.


  •   Com a popularização do Instagram os usuários passaram a buscar empresas que são “humanizadas”, e que gerem desejos nos usuários, experimente inovar postando fotos de alunos treinando, ou aquela pose complicada de ser feita no seu treino, abuse de pequenos vídeos, boomerangs, superzoom, e dependendo da persona definida por você use memes.

  •  O Facebook hoje se torna uma excelente opção para você divulgar os conteúdos do blog, “mural de avisos” com informações de horários de aulas, novos professores ou até mesmo se a aula foi cancelada, interação por comentários ou pelo chat (atente-se em responder rapidamente aos questionamentos). Uma dica, peça para seus alunos avaliarem bem a sua página, pois uma página bem avaliada pode influenciar diretamente na tomada de decisão do seu persona.



4.   Influenciadores


Certo, eu sei que para você pode ser um termo novo, mas você sabia que segundo uma pesquisa do instituto QualiBest os influenciadores já são a segunda fonte para tomada de decisão? Sim, 49% das pessoas tomam uma decisão após ouvir um influenciador que seguem, só perdendo para amigos e parentes. Realizar parcerias com essas pessoas, é uma forma eficaz de ganhar notoriedade, procure por influenciadores do seu segmento, mas comece “por baixo” procure essas celebridades locais. Uma dica, pergunte para seus clientes, eles saberão te responder.






Existem mais inúmeras formas de como se destacar no cenário digital, porem são técnicas mais avançadas que serão abordadas mais para frente.


Abraços e até a próxima!




#marketing #digital #fitness #academia #personal #trainer #saude #funcional #crossfit #pilates #dicas #dsassessoria

7 visualizações

Contato

43 9 9153-6142

  • Facebook
  • Instagram

dlsassessoria

  • Facebook
  • Instagram